sábado, 10 de janeiro de 2009

O plano de desenvolvimento do trabalho

Uma das questões que provavelmente surgirá será o motivo que nos levou a decidir criar este blog passados já 3 meses sobre o início do desenvolvimento do Projecto. A razão deve-se aos alicerces nos quais este trabalho está assente. O nosso Projecto engloba dois grandes pontos: o primeiro corresponde a uma componente mais teórica e descritiva, de pesquisa bibliográfica, enquanto que o segundo, através das bases obtidas no ponto anterior, remete para uma metodologia de trabalho mais dinâmica e interactiva com a comunidade escolar. O primeiro ponto correspondeu fundamentalmente ao 1.º período lectivo, no qual dividimos as tarefas por quatro tópicos (e, evidentemente, pelos elementos constituintes do grupo):
  1. Estudar a evolução dos hábitos alimentares ao longo do tempo e de geração em geração;
  2. Alertar para a importância da alimentação na saúde e alguns distúrbios alimentares;
  3. Sensibilizar para o papel fundamental que a actividade física deve desempenhar no nosso quotidiano;
  4. Estudar determinados vícios e comportamentos de risco.

Com estas bases adquiridas, pretendemos, neste 2.º período, para além de as aprofundar, recorrer a técnicas de investigação não-documentais, como o inquérito por questionário e a entrevista. Inquiriremos os alunos sobre os seus hábitos (por exemplo: pequeno-almoço, número de refeições/dia, tipo de alimentos, actividade física, etc.), levantaremos e estudaremos o movimento de produtos no bufete da ESARC e entrevistaremos pessoas que pensamos que possam enriquecer o nosso Projecto. No último período, concluiremos a elaboração dos produtos finais (posters, dossier e apresentação em PowerPoint), apresentá-los-emos à comunidade escolar e seremos responsáveis por uma palestra por parte de um especialista na área da Nutrição, que será, com toda a certeza, bastante enriquecedora não só para nós, como para toda a gente que a ela tenha oportunidade de assistir.

Sugestões?

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